Saiba aqui a importância da organização do ambiente de trabalho para o aumento da produtividade

As pessoas muitas vezes buscam por alternativas mirabolantes para melhorar a questão da produtividade nas empresas, mas acabam se esquecendo de fazer o básico. Manter a organização do ambiente de trabalho é uma dessas ações simples e que tem alto impacto nesse sentido.

Continue acompanhando este artigo para saber tudo sobre a importância de deixar os espaços comuns sempre ordenados, de modo que as atividades de todos possam ser desempenhadas da melhor forma!

Por que a organização interfere na performance?

A organização do ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade dos colaboradores da empresa. Às vezes, temos a ilusão de existe a “bagunça arrumada”, mas isso não passa de uma crença falsa.

Quando se trabalha dessa forma, com certeza o time já incorporou a situação e o desempenho já está muito pior do que poderia ser. Mesmo de modo inconsciente, passamos a dar menos atenção a diversos pontos e nos acostumamos àquela realidade, trabalhando de forma mais lenta e aceitando um maior número de erros.

Isso sem contar nas inúmeras perdas ocasionadas pela desorganização, que vão desde o tempo para se encontrar um item ou uma informação até o extravio físico de materiais que poderiam ser importantes em dado momento.

Ou seja, a organização do ambiente de trabalho está relacionada diretamente com a motivação das pessoas e com o modo que elas executam suas atividades. Por isso, investir tempo e recursos para manter os espaços bem estruturados e preparados ajuda a elevar os níveis de desempenho.

Como fazer a organização do ambiente de trabalho?

Mudar, de um dia para o outro, pode não ser fácil. Manter os locais organizados precisa se tornar um hábito, de modo que haja o comprometimento contínuo de todos os envolvidos. Algumas ações ajudam nesse processo:

Limpe e higienize os postos de trabalho

Pessoas que encontram ambientes limpos tendem a mantê-los dessa forma, ao menos no curto prazo. Assim, estabelecer uma rotina de limpeza periódica ajuda muito na questão da organização. Além disso, um espaço higienizado melhora a qualidade de vida e influencia positivamente até na saúde dos colaboradores.

Arquive de forma correta

Quando nos dedicamos a arquivar os documentos no lugar certo assim que os recebemos, garantimos que não sejam esquecidos, além de não ocuparem espaços indevidos. Quando lidamos com uma grande quantidade de informações, pode ser que tenhamos que buscar soluções mais robustas para fazer o gerenciamento desses arquivos. Mas é importante ter essa preocupação, uma vez que o tratamento dessas informações é, por vezes, até previsto em lei.

Digitalize documentos

Com o avanço tecnológico e atualização dos dispositivos legais, a digitalização de documentos passou a ser uma opção muito interessante, visto que certidões eletrônicas podem ter inclusive validade perante a lei. É um investimento que traz inúmeras vantagens, além de resolver a questão da organização.

Ajuste a iluminação e a mobília

São dois aspectos físicos que têm influência direta na organização do ambiente de trabalho. Se a iluminação não estiver apropriada, os colaboradores tendem a buscar os caminhos mais fáceis, que não necessariamente são os melhores em relação a arrumação. O mesmo acontece com o layout e a disposição dos móveis.

O ambiente de trabalho organizado traz bons resultados a longo prazo, como a melhoria na produtividade e motivação da equipe, o que gera impactos, inclusive, na lucratividade da empresa.

Manter os espaços arrumados, limpos, sem o excesso de papéis e com documentos arquivados de modo correto ajuda na boa execução das atividades de rotina e melhora o clima organizacional. A SOS Docs tem profissionais qualificados que podem ajudar você em alguns desses processos.

Gostou das dicas para melhorar a organização do ambiente de trabalho? Assine nossa newsletter para ficar sempre por dentro do conteúdo mais atualizado do mercado!



Deixe uma resposta