O que é GED?

ECM (Enterprise Content Management) é a sigla introduzida pela AIIM em 2000 pela qual o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) é conhecido mundialmente. Caracteriza-se pelo conjunto de tecnologias utilizadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e disponibilizar conteúdo e documentos relacionados aos processos organizacionais.

ECM

As ferramentas e estratégias de ECM permitem o gerenciamento das informações não-estruturadas da empresa como e-mails, arquivos digitais, vídeos, sons, documentos em papel ou digitalizados, páginas web, relatórios de call center, imagens de alta resolução, etc, onde quer que tais informações se encontrem.

GED é como o Gerenciamento Eletrônico de Documentos ficou conhecido no Brasil, e engloba o conjunto de tecnologias voltadas para a gestão de documentos eletrônicos. Deve-se entender por documento eletrônico qualquer tipo de documento (planilhas, cartas, plantas) já em formato eletrônico e, claro, imagens.

É mais comum atualmente a utilização do ECM-GED para o gerenciamento de documentos que são digitalizados e convertidos em imagem para posterior utilização. Neste caso, os documentos, recebem filtros para o tratamento e melhoria da imagem final e são indexados para facilitar sua localização.

Usar o ECM-GED não obriga que as informações estejam em meio eletrônico. Um documento em papel pode cumprir toda sua função em qualquer processo, podendo ser arquivado neste mesmo meio ou de forma heterogênea. Ou iniciar em papel, fluir pelos processos, e ser arquivado em meio eletrônico.

O ECM-GED cobre toda a operação referente ao ciclo de vida de um dado, documento ou informação, desde sua captação até a sua preservação.