Automação de Processos - RPA

Agilidade nos processos

A implementação da automatização de processos oferecida pela SOS Docs tem a intenção de reduzir a carga de tarefas repetitivas realizadas por colaboradores. Assim esses colaboradores podem focar em tarefas e atividades que tragam retorno financeiro para sua organização. 

O software de RPA opera aprendendo o fluxo de trabalho previamente ensinado por um técnico do sistema. Por exemplo, esse software consegue receber formulários, avisar o seu recebimento, verificar os formulários recebidos, arquivar em pastas específicas de acordo com cada recebimento atualizando a planilha com todos os dados conforme a data de arquivamento e dar baixa em formulários que assim precisarem.

O processo de automação pode ser aplicado em todo e qualquer processo de trabalho que seja baseado em regras, como processos na área financeira, no atendimento ao cliente e até mesmo no suporte de TI.

Contratando o serviço de automação de processos da SOS Docs você vai reduzir o tempo de ciclo dos processos, com dados fornecidos em tempo real, aumentando a produtividade e reduzindo o risco de erros nesse percurso. 

Você vai poder notar o aumento na conformidade, configurando os processos de negócios para operar de acordo com regulamentos existentes. Poderá notar também um melhor desempenho dos colaboradores, uma vez que tarefas mecânicas passam a ser operadas pelo software, seus colaboradores sentem-se mais motivados sabendo que estão em posições mais estratégicas dentro de seus locais de trabalho. 




Diferenças entre BPM e RPA


O RPA opera através de recursos de Machine Learning alinhados à Inteligência Artificial. Assim, como citado anteriormente, as tarefas que são mecânicas e repetitivas são realizadas de forma automatizada. Liberando humanos para realizarem tarefas que demandam raciocínio, estratégias, inteligência emocional, improviso e interação com o cliente. 

Já o BPM é uma abordagem sistemática que torna o fluxo de trabalho de uma organização mais eficiente e capaz de se adaptar a um ambiente que possa vir a sofrer constantes mudanças.

Um software de BPM foca em modelar o gerenciamento de processos, onde o RPA automatiza a execução dos processos de negócios, auxiliando a força de trabalho humana ou virtual da empresa. Ou seja, o BPM vai realizar uma reengenharia dos processos subjacentes e o RPA vai reduzir custos e headcount (número de pessoas que trabalham na empresa).

Outra diferença entre BPM e RPA é que o primeiro é projetado para desenvolver, corrigir e manter os processos de negócios. Já o segundo é como uma mão amiga e automatizada que vai agilizar tempo de trabalho. 


A SOS Docs faz a implementação de ambos, tanto BPM quando RPA. Tudo para oferecer ao seu negócio as melhores práticas para auxiliar a promover o seu crescimento.