Transformação digital: inclua tecnologia no seu negócio

A sociedade, de um modo geral, vem passando por inúmeras mudanças ao longo dos últimos anos. Algumas delas, como a transformação digital, já fazem parte de nossa realidade e constituem um caminho sem volta.

É um tema complexo que pode ser entendido por diferentes perspectivas e que faz total diferença em nossas vidas, inclusive na forma como as empresas se posicionam no mercado e geram negócios.

Pensando nisso, preparamos este post para que você possa entender melhor o assunto e se preparar para implantar a transformação digital em sua empresa. Continue a leitura e fique por dentro!

Afinal, o que é a transformação digital?

O conceito de transformação digital é bastante amplo e depende do ponto de vista do observador. Ele está relacionado ao conjuntos de processos pelos quais a tecnologia passou a ser intrinsecamente ligada a praticamente todas as nossas ações.

Hoje, é possível fazer praticamente tudo online. Empresas desempenham a maior parte das suas atividades em ambientes virtuais — sendo, portanto, dependentes de sistemas automatizados e da internet. A transformação digital mudou a estrutura dos relacionamentos entre pessoas e corporações.

Além disso, tornou-se impensável desenvolver ações de vendas sem trabalhar o marketing digital, integrando esforços no mundo físico com as redes sociais. Os processos de um negócio passaram a utilizar as inovações tecnológicas que geram impacto inclusive na cultura das empresas.

Se até há bem pouco tempo os celulares eram produtos para privilegiados, atualmente precisamos nos movimentar para que os clientes sempre encontrem nossos produtos na palma da mão, ao alcance de dois cliques em um smartphone.

Falamos em internet das coisas e em business intelligence. A transformação digital é abrangente e irrestrita. De certa maneira, ela alcança todas as áreas da vida em sociedade e, consequentemente, muda tudo o que conhecíamos a respeita da gestão de um empreendimento.

Como implantar a transformação digital com sucesso?

As mudanças tecnológicas inevitavelmente acontecem. Não adianta lutar contra. Então, é importante reconhecer esse fato e trabalhar para que esse seja um processo favorável. As empresas precisam, portanto, se abrir à inovação.

Em última análise, a transformação digital possibilita modernizar todas as áreas de negócio, facilitando a integração, trazendo agilidade e otimizando a execução de processos. Além disso, reduz os custos, minimiza a ocorrência de falhas e aumenta a eficiência.

É preciso entender que trata-se de uma mudança muito maior do que a simples automatização de funções e tarefas. A transformação digital implica em uma revolução de impacto real em toda a cultura empresarial.

Para que ela ocorra de modo proveitoso, deve-se alinhar a utilização da tecnologia aos negócios, de modo que esse conhecimento passe a fazer parte do planejamento estratégico e seja desdobrado para todos os envolvidos.

A transformação precisa permear os planos de ação que visam atingir os objetivos estabelecidos para a empresa. Nesse sentido, existem algumas orientações que podem ajudar a implantar esse processo de um modo amplo, cobrindo todas as áreas da corporação. Vamos a elas!

Envolva os funcionários

Para efetivamente ter sucesso com a transformação digital, é primordial envolver seus colaboradores. Sem dar a eles a devida importância, cria-se uma resistência que inviabiliza qualquer tipo de mudança.

É preciso esclarecer que os objetivos forma definidos pela liderança e que deve haver comprometimento de toda a equipe para que as metas sejam alcançadas. Os gestores devem dar o exemplo e trabalharem com afinco para que não haja qualquer tipo de problema relativo à falta de engajamento.

Cuide da comunicação

O fluxo de troca de informações entre os times de todas as áreas da empresa precisa ser otimizado. Desse modo, pode existir colaboração mútua entre as partes, fazendo com que pessoas de diferentes setores possam ajudar umas às outras.

A área de TI tem um papel muito importante nisso, pois é ela que deve viabilizar os canais para que essa comunicação aconteça de modo fluido e em tempo real.

Inclua a tecnologia em todas as rotinas

Por mais simples que uma atividade possa parecer, ela com certeza é passível de incremento tecnológico. É claro que o investimento deve ser analisado em face de seu retorno, pois ainda há muitas iniciativas que demandam altos valores. Entretanto, sempre que a implantação for viável e possível, ela deve ocorrer.

Isso colabora na mudança da cultura, uma vez que os funcionários passam a ficar cada vez mais acostumados com a nova realidade. Um exemplo são os documentos digitalizados, que substituem os impressos e facilitam bastante a utilização no dia a dia. Adote-os o quanto antes!

Acompanhe os movimentos do mercado

A inovação aparece nos mais diferentes lugares do mundo e, em nosso atual contexto de globalização e hiperconectividade, acaba ficando acessível mais rapidamente.

Sendo assim, você deve estar sempre atento às mudanças que podem agregar valor ao seu negócio e estar em constante prospecção de práticas para impulsionar o desenvolvimento de sua empresa.

Tenha profissionais dedicados à transformação digital

Uma alternativa bastante interessante é a de mobilizar uma equipe específica para lidar com a transformação digital e ser agente de integração entre as inovações propostas e os demais colaboradores da empresa.

Dessa forma, esse time pode ter dedicação exclusiva, sem que tenham que exercer outras funções operacionais muito embora estejam interligados a elas. Esses profissionais devem monitorar as tendências, realizar pesquisas, conhecer as demandas e conduzir os planos de mudança.

Reestruture a governança corporativa

A governança corporativa diz respeito ao modo pelo qual as empresas são controladas e dirigidas, envolvendo seus sócios, funcionários de alto escalão, agentes de governo responsáveis pela fiscalização conforme dispositivos legais e os demais stakeholders.

As práticas de governança consistem em traduzir os valores e princípios da organização em regras claras que sejam refletidas tanto na cultura quanto nas metas que você espera atingir.

Nesse sentido, se a transformação digital promove mudança, a governança corporativa precisa estar alinhada a isso e também evoluir conforme a necessidade. Se a tecnologia altera a forma como um colaborador executa determinada atividade, as regras previstas em governança precisam ser ajustadas para que não haja desalinhamento.

A transformação digital é um tema prioritário que deve estar presente nas discussões de qualquer empresa. Sua implantação se faz necessária de modo quase que obrigatório e, sem ela, sua empresa corre o risco de tornar-se ultrapassada de modo irreversível.

É preciso estar atento e manter a transformação digital na agenda de todos aqueles que podem capitanear o processo de mudanças e daqueles que devem estar envolvidos para que os modelos existentes sejam alterados de modo tranquilo, sem sobressaltos.

E na sua empresa, em que estágio está a transformação digital? Tem outras dúvidas sobre o assunto ou experiências para compartilhar conosco? Deixe seu comentário e entre para a conversa!



Deixe uma resposta