Quais as vantagens e quando contratar uma empresa de digitalização?

Publicado por Sosdocs em 15 de October de 2020

Você já cogitou a possibilidade de contratar uma empresa de digitalização? Atualmente, a tecnologia ocupa um papel importante em diversos processos. Como consequência, há uma busca maior em digitalizar tudo o que for possível, a fim de otimizar os trabalhos e acompanhar o ritmo atual do mundo corporativo.

Porém, sabemos que não é fácil fazer isso por si só, principalmente quando o arquivo é muito grande. Para resolver esse problema, existem corporações especializadas em fazer essa digitalização da maneira correta. Entenda melhor o assunto!

O que é a digitalização de documentos?

Podemos definir de maneira simples a digitalização de documentos como o processo de transformação de um documento físico para uma versão digital.

Esse trabalho exige atenção e cuidado, afinal, é preciso conhecer bem as características do registro, fazer a conversão para o formato digital da maneira adequada, assim como categorizá-lo e organizá-lo adequadamente, para que a localização posterior seja fácil.

Quais as vantagens da digitalização?

Mais do que uma necessidade de adequação à maneira com que as atividades são conduzidas nos dias atuais, a digitalização gera diversos benefícios para a empresa que justificam o investimento. Destacamos os principais.

Aumento da produtividade

Com o arquivamento correto dos registros, é possível consultá-los em menor tempo, o que favorece a produtividade da equipe envolvida, além de aumentar a flexibilidade do trabalho por permitir a consulta a distância.

Segurança das informações

A cópia digital garante a leitura das informações e protege os arquivos originais. Dependendo do modelo de armazenamento adotado, é possível implementar um registro de acesso e ter total controle de quem consultou os dados, bem como liberar o acesso apenas por login e senha.

Redução de custos

A diminuição dos gastos, proveniente da digitalização de documentos, acontece em duas frentes: a redução de impressões e também de espaço para armazenamento dos papéis, trazendo assim um uso mais inteligente dos recursos.

Postura sustentável

A diminuição dos arquivos físicos mostra uma preocupação da empresa em evitar o uso de recursos naturais de maneira indevida, a fim de transmitir uma imagem de sustentabilidade aos colaboradores e clientes de uma corporação voltada às questões do meio ambiente.

Claro que essa postura não é conquistada apenas com a digitalização, mas esse passo já faz uma grande diferença no uso de insumos.

Quando procurar uma empresa de digitalização?

O processo de digitalização de documentos não se resume a escanear os papéis e disponibilizá-los na nuvem, ele exige todo um cuidado para ser feito corretamente, o que inclui a análise dos registros, limpeza, classificação, digitalização e organização.

Trata-se de uma atividade minuciosa e que deve ser realizada por especialistas, que conhecem as normas que regem a gestão de arquivos e o exato tratamento a ser destinado para cada um.

Por isso, é importante contar com a ajuda de uma empresa que saiba não só fazer a digitalização da maneira correta, como gerir os documentos adequadamente e armazená-los para que eles fiquem realmente protegidos e não sofram o desgaste provocado por vários agentes como umidade, poeira, insetos, entre outros.

E você, já considerou a ideia de contratar uma empresa de digitalização para cuidar dos papéis da sua organização? Essa decisão certamente pode ajudar muito nos processos internos!

Aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e levar essas informações a seus amigos e contatos profissionais!

Saiba como a SOS Docs pode auxiliar a
gestão documental do seu negócio.