5 dicas para a organização de documentos digitais

Publicado por Sosdocs em 10 de September de 2020

A organização de documentos digitais é algo que deve fazer parte do dia a dia de qualquer empresa. Conforme a transformação digital avança, essa rotina ganha mais destaque no ambiente corporativo. Afinal, ter registros bem gerenciados é um passo básico para manter um fluxo de trabalho de qualidade.

Organizar dados também ajuda o negócio a extrair mais valor de cada item. Além disso, aumenta a produtividade da equipe com buscas de informações mais rápidas. Mas para ter sucesso, esse tipo de atividade deve ser feita com cuidado.

Quer saber quais são? Então confira no texto a seguir as melhores estratégias para organização de documentos digitais!

1. Limpar pastas temporárias

A limpeza de arquivos temporários ajuda a manter somente os dados que são importantes dentro dos seus sistemas de armazenamento. Como consequência, haverá uma redução no tempo necessário para organizar e encontrar registros.

Por isso não deixe de executar a remoção regular de arquivos que não são mais úteis e podem ser apagados. Assim, encontrar o que é necessário será muito mais simples.

2. Definir nomes dos arquivos de modo inteligente

Com uma estrutura de nomes padronizada, será muito mais fácil encontrar dados no futuro e utilizá-los da forma correta. Portanto, é importante que as equipes mantenham uma organização bem estruturada.

A definição de nomes de arquivos e pastas deve ser objetiva e clara. É importante, aliás, evitar dados com nomes duplicados: isso reduz a dificuldade para encontrar o registro correto em momentos de alta demanda.

3. Fazer cópias de segurança

Uma política de backup de dados é crucial para reduzir os riscos de perder dados. Ela deve considerar o perfil do negócio e o tipo de cada arquivo.

O importante é que as cópias sejam feitas em mais de um local. Também devem ser realizados testes de integridade e implementadas normas de acesso. Isso garante que os registros estarão acessíveis quando necessário.

4. Utilizar a tecnologia

Soluções de TI podem ajudar a empresa a otimizar a organização e o monitoramento do uso dos dados. Existem aplicativos que facilitam o compartilhamento de registros com segurança. Há também tecnologias voltadas para o controle do acesso a dados.

O apoio da TI também ajuda na gestão de dados físicos. Eles podem ser escaneados e acessados digitalmente. Dessa maneira, a empresa mantém a sua habilidade de utilizar registros de forma ampla e segura.

5. Ter regras de segurança

Normas de controle de acesso e compliance evitam vazamentos de dados e dão mais confiabilidade para os registros. Por isso elas devem ser utilizadas sempre. Bem formuladas, a empresa consegue manter as suas operações funcionais sem lidar com brechas de segurança.

Dados corporativos de boa qualidade são a base para uma boa tomada de decisões e a otimização do planejamento. Justamente por isso o negócio precisa estar atento ao modo como organiza as suas informações: erros nessa área podem prejudicar a habilidade de escolher os caminhos certos e ainda pode colocar a companhia exposta a multas.

Portanto, sempre busque os caminhos adequados para executar a organização de documentos digitais do seu negócio. Faça ajustes conforme as melhores práticas do mercado. Isso permitirá que a empresa sempre faça o melhor uso possível dos seus registros internos.

Gostou desse post e quer saber mais sobre como otimizar o dia a dia do seu negócio? Então assine já a newsletter do blog!

Saiba como a SOS Docs pode auxiliar a
gestão documental do seu negócio.