Saiba como organizar documentos de forma mais eficiente

Publicado por Sosdocs em 17 de December de 2021

Lidar com os diversos arquivos dentro de uma empresa é sempre um grande desafio e pode gerar dor de cabeça. Provavelmente, você ou alguém da sua equipe já passou pela situação de ficar horas ou até dias procurando um documento importante e depois perceber, no fim das contas, que perdeu tempo nessa busca.

Esse cenário é comum em empresas de todos os portes. Por isso, é fundamental organizar os documentos para o bom funcionamento do empreendimento e economia de recursos.

Afinal, com documentos organizados e catalogados, é possível encontrar o que é preciso em menos tempo. Isso ajuda na produtividade e evita até mesmo prejuízos em processos judiciais. 

Quer entender melhor como fazer essa arrumação na sua empresa, e assim, facilitar a rotina diária da sua organização? Então, leia o artigo até o final!

Falta de organização nos documentos pode gerar graves consequências

Saiba quais são e como evitar

Quando falamos da falta de organização, temos as consequências mais óbvias: que são o uso excessivo de tempo e a queda na produtividade. Mas temos outros problemas recorrentes da bagunça dos papéis. Confira os mais comuns e se algum deles acontece no seu local de trabalho, significa que está na hora de investir em uma gestão de documentos mais eficiente.

Extravio de documentos importantes

Boa parte dos papéis armazenados em uma empresa tem importância jurídica e com o manuseio constante, podem sofrer danos ou até mesmo se perderem. Trata-se de uma situação complicada e, ao mesmo tempo, comum, que pode gerar sérios danos às finanças e à imagem da empresa.

Para evitar que isso aconteça, é essencial que essas referências sejam bem guardadas e que haja um controle da entrada e saída desses documentos.

Impossibilidade de realização de consultas simultâneas

Um contrato de prestação de serviços ou as diretrizes de determinado projeto são referências importantes para a realização do trabalho e muitas vezes consultados, com frequência, por pessoas de equipes diferentes.

Essa rotatividade é prejudicada quando não há uma organização bem feita dos documentos, principalmente quando se trata de versões físicas. E mesmo quando digitalizados, se esses contratos não tiverem a categorização adequada, será localizado com dificuldades pelos envolvidos.

Altos custos 

Uma má gestão documental ocasiona na demanda de tempo dos funcionários, que poderiam aproveitar esse período em que perdem procurando um papel importante em outras atividades mais relevantes e rentáveis para a empresa.

Outro ponto que deve ser destacado é o gasto com o espaço reservado dentro da organização para armazenar esses papéis, além da manutenção envolvida, que nem sempre é eficiente.

Todos esses fatores geram um alto custo para a empresa. O recurso gasto com isso poderia ser mais bem empregado em investimentos ou até mesmo em uma gestão de documentos que realmente funcione.

Por que um bom sistema de gestão é tão importante?

Para organizar os documentos, o auxílio de um software de gestão é fundamental. É com essa ferramenta que os responsáveis conseguirão fazer uma catalogação correta, separando os papéis por assunto e armazená-los para que seja mais fácil encontrá-los.

Esse sistema também é importante para o arquivamento de documentos físicos, pois terá um registro de qual armário, gaveta e pasta o papel em questão está armazenando.

Com isso, é possível evitar assim, que os colaboradores tenham que fazer essa busca manualmente. Em vez de procurar em dezenas ou centenas de locais, ele será mais assertivo indo direto ao local em que o documento está.

Um software também permite o descarte correto dessas informações e ajuda a automatizar algumas tarefas, otimizando o trabalho de gestão, além de permitir a microfilmagem, que é outra técnica muito usada no arquivamento de dados.

Invista em uma organização de documentos eficiente

Quer entender como você pode organizar os documentos da sua empresa de maneira eficaz, limpa e segura? Apresentamos aqui algumas dicas abaixo.

Separe por conteúdo

Uma organização estruturada, seja para documentos físicos ou digitais, é essencial para uma localização mais rápida posteriormente. Crie rótulos ou pastas para cada assunto e separe os documentos de acordo com essa categoria.

Essa divisão tornará o trabalho mais eficiente e ajuda muito a entender os fluxos de trabalho e cada assunto ou cliente relacionado.

Digitalize arquivos físicos

Embora alguns documentos exijam a necessidade de manter uma cópia em papel, procure digitalizar todos os documentos. Isso vai ajudar na categorização, além de criar uma cópia reserva, que pode ser usada para consultas, por exemplo.

A digitalização dos documentos também é um recurso eficiente para otimizar o trabalho e auxiliar na organização interna.

Vivemos em um mundo tomado pela tecnologia, e lidar apenas com arquivos analógicos certamente vai à contramão dos recursos atuais, atrasando o desenvolvimento da organização.

Use o armazenamento em nuvem

Armazenar os documentos em nuvem é uma solução segura e barata para a sua empresa. Sistemas internos podem ser pesados e tendem a ficar obsoletos com o tempo, além de limitarem o acesso aos dados.

Com a nuvem, a empresa ganha em mobilidade (os documentos podem ser consultados de qualquer lugar, com a ajuda de um dispositivo conectado à internet) e tem segurança até maior, já que os dados são criptografados e exigem login e senha para que sejam acessados.

O armazenamento em nuvem também pode ser contratado de acordo com as necessidades da organização, que paga apenas pelo espaço que usar, com margem para um upgrade caso tenha uma demanda maior.

Destine um espaço adequado para os arquivos físicos

Mesmo com toda a tecnologia disponível, algumas empresas ainda precisam manter as cópias físicas dos documentos. Devemos lembrar que esse tipo de conteúdo fica exposto ao desgaste natural, seja pela ação da umidade, poeira ou até animais como insetos e roedores.

Além disso, os documentos físicos estão sujeitos à oxidação, graças ao contato com grampos e clipes usados para organizar as folhas.

Para evitar isso, é importante contar com um espaço ideal para guardar esses papéis, capaz de protegê-los desses agentes e manter a segurança contra roubos ou acessos indevidos.

Ao aplicar essas dicas, você conseguirá organizar os documentos de maneira correta e eficaz. Embora trata-se de um trabalho que demanda tempo e dedicação, ele é muito necessário para que os arquivos da sua empresa tenham o cuidado devido e você consiga aumentar a produtividade e reforçar a organização geral.

Contudo, se a sua intenção é obter todas essas vantagens, porém sem precisar colocar a mão na massa, que tal entrar em contato com a SOS Docs

A SOS Docs é autoridade quando o assunto é gestão documental e conta com uma equipe especializada para esse trabalho, garantindo total integridade e segurança sobre os papéis da sua empresa. 

Otimize a gestão de documentos da sua empresa e melhore os seus resultados com a ajuda da SOS Docs.

Saiba como a SOS Docs pode auxiliar a
gestão documental do seu negócio.